24.5.13

Filme: O Expresso da Meia-noite





O EXPRESSO DA MEIA-NOITE conta a dolorosa história de Billy Hayes, um jovem turista americano condenado à prisão na Turquia por sua tentativa tola de contrabandear haxixe para fora do país. Transformado em exemplo por um sistema legal corrupto e vítima de uma diplomacia ineficaz, Hayes é sentenciado a 30 anos e precisa sobreviver à brutalidade impiedosa e à sua própria derrocada rumo à loucura para poder sobreviver e, com esperança, fugir. 
Indicado em seis categorias do Oscar em 1978, e vencedor nas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora, O EXPRESSO DA MEIA-NOITE é dirigido de maneira vigorosa por Alan Parker (Mississipi em Chamas, Evita), e abrilhantado por interpretações pungentes de Brad Davis, John Hurt e Randy Quaid. Um olhar inesquecível focalizando uma das mais perigosas prisões do mundo e a luta de um homem para voltar para casa.



Direção:  Alan Parker 
Roteiro: Oliver Stone, Billy Hayes (livro), William Hoffer (livro)
Gênero: Biografia/Drama/Policial
Origem: Estados Unidos/Reino Unido
Duração: 121 minutos
Título no Brasil:  O Expresso da Meia-Noite
Título Original:  Midnight Express
Ano de Lançamento:  1978
Estúdio: Casablanca Filmworks
Distribuição: Sony Pictures
Desenho de produção: Geoffrey Kirkland
Fotografia: Michael Seresin
Produção: Alan Marshall E David Puttnam
Edição: Gerry Hambling
Direção de arte: Evan Hercules
Figurino: Milena Canonero
Música: Giorgio Moroder
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos




Elenco
Brad Davis ... Billy Hayes
Irene Miracle ... Susan
Bo Hopkins ... Tex
Paolo Bonacelli ... Rifki
Paul L. Smith ... Hamidou
Randy Quaid ... Jimmy Booth
Norbert Weisser ... Erich
John Hurt ... Max
Mike Kellin ... Sr. Hayes
Franco Diogene ... Yesil
Michael Ensign ... Stanley Daniels
Gigi Ballista ... Chief Judge
Kevork Malikyan ... Prosecutor
Peter Jeffrey ... Ahmet
Joe Zammit Cordina
Yashaw Adem
Raad Rawi
Tony Boyd ... Aslan
Zannino
Mihalis Giannatos ... Translator
Vic Tablian ... Star
Ahmed El Shenawi ... Negdir
Alan Parker ... Long-Haired Man at Airport




__________________________________________________________



O LIVRO


"Expresso da Meia Noite" é a autobiografia de Billy Hayes, um jovem que foi preso por contrabando na Turquia e condenado à prisão perpétua.
Billy, rapaz de boa família e situação financeira confortável, é acusado por carregar drogas.
No início dos anos 70, após uma estada em Istambul, Billy Hayes e Susan, sua namorada, resolvem voltar ao seu país natal, os EUA. Decidem carregar alguns pacotes de haxice presos debaixo de suas roupas. Mas, ambos são apreendidos e Billy é preso. Na penitenciária, imperam a violência, o suborno e a insanidade.

Billy entra em contato com um advogado, de nome Yesil, que tem conexões com o sistema legal turco, supostamente corrupto. O advogado consegue arrancar uma grande soma da família de Hayes, mas ao ser levado a julgamento, o réu é sentenciado a quatro anos de reclusão. Quando faltam apenas 53 dias para ser libertado, o Cônsul americano informa que a Alta Côrte em Ankara acaba de rejeitar sua sentença, decidindo por um novo julgamento. Ao comparecer ao tribunal, Hayes vê sua pena passar de quatro para 30 anos de reclusão. Do menino comportado, passa a bolar planos para fugir do local. Percebe, então, que as únicas formas de sair dali são por morte ou através do "Expresso da Meia Noite", expressão usada para designar fuga. Assim, decide elaborar um plano de fuga juntamente com Jimmy e Max. O romance foi adaptado para o cinema por Alan Parker e o enredo por Oliver Stone.. A trilha é de Giorgio Moroder. O filme recebeu dois Oscar, nas categorias de melhor roteiro adaptado e melhor trilha sonora.



Fonte: Skoob 

Nenhum comentário:

Postar um comentário