14.2.13

Galileu Galilei o 'mensageiro das estrelas'



Entre tantos gênios, cientistas e pensadores, o italiano Galileu Galilei ocupa, principalmente na área das descobertas, uma posição de incontestável valor.
Nascido a 15 de fevereiro de 1.564, em Pisa, na Itália, Galileu Galilei tinha tudo para se destacar nas artes musicais, pois seu pai, Vincenzo Galilei, era um importante compositor Fiorentino e em sua casa foram apresentadas as primeiras óperas de que se tem conhecimento. Porém, mesmo tendo arriscado uma passagem na literatura, escrevendo ainda na juventude sobre Dante e Tasso, as reais vocações de Galileu Galilei manifestar-se-iam em 1.581 quando, observando os lustres suspensos na Catedral de Pisa, formulou as leis do pêndulo (ou isocronismo).  Dois anos depois, em 1.583, matriculou-se na Universidade de Pisa, onde permaneceu até 1.585, quando decidiu abandonar o curso. Nessa época, Galileu teria inventado a balança hidrostática. Tempos depois passou a dar aulas como professor de matemática na Universidade de Pádua onde começou a expor e defender suas descobertas teóricas, tendo formulado em 1.602 as leis da queda dos corpos.
Ao tomar conhecimento da invenção do telescópio na Holanda, Galileu aperfeiçoou e construiu seu primeiro telescópio entre 1.608 e 1.609, passando, a partir deste feito, a observar os corpos celestes.
A partir de 1.610, Galileu começou a registrar suas importantes descobertas astronômicas, entre elas, a existência de milhares de estrelas na Via Láctea; montanhas, mares e crateras na Lua; os satélites de Júpiter; as fases de Vênus; as manchas e a rotação do Sol sobre seu eixo; os anéis de Saturno (que ele chamou de ‘braços’). Todas essas e outras descobertas foram publicadas no ano de 1.610, no livro “Mensageiro das Estrelas” (Sidereus Nuncius). Com essas teorias, especialmente as das fases de Vênus, Galileu reforçou as descobertas teóricas de Copérnico sobre o sistema heliocêntrico, assimilando as fases de Vênus às da Lua, demonstrando com isso que os planetas, inclusive a Terra, orbitam em torno do Sol.
Mas, a “Santa Inquisição” promovida pela Igreja Católica, defendia a tese de que a Terra era o centro do Universo e, em 1.611 acusou Galileu Galilei de heresia por contestar suas ideias, chamando-o para Roma no mesmo ano para defender-se. Apesar de conseguir escapar da condenação em 1.616, Galileu foi obrigado a assinar um decreto da Inquisição afirmando que suas teorias (e as de Copérnico) não passavam de meras hipóteses.
Em 1.623, com a publicação do livro “Experimentador” (Saggiatore) em que contrariava as teorias físicas de Aristóteles, Galileu incorporou a matemática como fundamento das ciências exatas. Mais tarde, no livro “Diálogo sobre os grandes sistemas do universo” (Dialogo I Due Massimi Sistemi Del Mondo) publicado em 1.632, Galileu Galilei voltou a defender as ideias do sistema heliocêntrico, o que motivou a insatisfação do Papa Urbano VIII e demais autoridades da Inquisição.
No ano seguinte, novamente diante do tribunal em Roma, após terríveis ameaças (pessoais e à sua família), Galileu foi julgado por suas ‘ideias heréticas’ e condenado à prisão domiciliar, sendo obrigado a renegar mais uma vez suas teorias. Mesmo estando proibido de publicar qualquer livro, em 1.634, já isolado em sua vila, perto de Florença, Galileu escreveu “Teorias e provas matemáticas sobre duas novas ciências” (Discorsi e Dimostrazione Matematiche a Due Nuove Scienze Attenenti Allá Meccanica) e, em 1.638, descobriu que a freqüência das vibrações emitidas por um som determinam o seu tom.
Apesar de ser considerado um cientista bastante arrogante em sua época, acusado de valer-se de manobras políticas para atrapalhar o trabalho de outros inventores; de abandonar a amante e mandar as duas filhas para um convento, Galileu Galilei é visto hoje como um dos maiores gênios da história da humanidade.
Depois de passar nove anos em prisão domiciliar, Galileu morreu no dia 8 de janeiro de 1.642, aos 77 anos, em Arcetri (Florença).

As acusações de heresia, atribuídas a ele pela Inquisição, foram retiradas pelo Papa João Paulo II, em 12 de setembro de 1.982.


  • Acredita-se que ao ser condenado em prisão domiciliar por defender que a Terra não era o centro do Universo e que orbitava em torno do Sol, Galileu Galilei teria dito: “No entanto, ela (a Terra) se move.”

Texto: Renato Curse               fevereiro de 2.001


(Este texto foi publicado no periódico semanal “Mix Cultural” #17, de 03 de março de 2.001)


Nenhum comentário:

Postar um comentário