2.1.13

Escudos e distintivos do Palmeiras

1914 - Palestra Itália - Elaborado nos primeiros tempos era o símbolo institucional do clube, utilizado em impressos, carteira social e na bandeira oficial.




1915 - Foi o primeiro distintivo utilizado na camisa do clube. As letras arcaicas “P” e “I”, nas cores brancas, ornavam o lado esquerdo do peito do uniforme verde do Palestra Itália.




1916 - Para a disputa do Campeonato Paulista de 1916, a diretoria palestrina decide importar da Itália um jogo de camisa com o escudo da Cruz de Savóia, símbolo da Casa Real Italiana.




1917 - Houve nova alteração no escudo da camisa. A Cruz de Savóia deu lugar às letras “P” e “I”, que eram orladas por um triângulo na cor verde.




1918 - O distintivo foi mudado novamente. Seu formato passou a ser circular, orlado de vermelho num fundo branco. No centro, as letras "P" (na cor verde) e "I" (em vermelho) entrecortando-se.




1938 - Com o mesmo formato circular, mudou-se apenas a disposição das cores. Orlado de branco num fundo verde. No centro, as letras "P" (na cor branca) e "I" (em vermelho) entrecortando-se.





1940 - Com o mesmo formato circular, mudou-se apenas a disposição das cores. Orlado de branco num fundo verde. No centro, as letras "P" (na cor vermelha) e "I" (em vermelho) entrecortando-se.




1942 - Palestra de São Paulo - Símbolo provisório utilizado no período da mudança de nome.




1942 - Desaparece o vermelho e a letra “I” do escudo, ficando apenas o verde e o branco, com a letra "P" no centro, indicando a inicial do nome do clube.




1959 - O distintivo da camisa do Palmeiras sofre nova alteração. 
O tradicional “P” dá lugar a um novo escudo.




1977 - O distintivo da camisa do Palmeiras passa a ser esse.






A MODERNIZAÇÃO DO DISTINTIVO
2012 - Correção e padronização dos espaçamentos e espessuras entre fios e filetes;

- Padronização das 26 linhas paralelas dentro de seu brasão; ( simbolizando o dia de fundação do clube )

- Ajustes na simetria, espaçamento, tamanho e desenho das oito estrelas internas;

- Suavização nos contornos e cantos da escrita interna ‘PALMEIRAS’, além da correção do ponto de fuga de sua perspectiva, tornando seu conjunto mais harmonioso e proporcional.

- Redesenho da letra “P” de acordo com o estilo de desenho usado ao longo da história do clube.

















Clique AQUI para acessar todas as matérias referentes ao Palmeiras


Nenhum comentário:

Postar um comentário