26.3.13

Filme: O Menino do Pijama Listrado




O filme O Menino do Pijama Listrado (The Boy In the Striped Pyjamas) é um drama baseado no livro homônimo do escritor irlandês John Boyne, publicado em 2006.
Apesar de não ser verídico, o filme retrata uma história emocionante envolvendo a amizade entre dois garotos, um judeu e um ariano, filho de um oficial nazista.
Com certeza, vale a pena assistir.



Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.



Direção:  Mark Herman

Roteiro: Mark Herman

Estúdio/Distrib.:  Buena Vista
Estúdio: Miramax Films
Distribuição: Miramax Films
Desenho de produção: Martin Childs
Fotografia: Benoît Delhomme
Produção: Mark Herman
Edição: Michael Ellis
Direção de arte: Mónika Esztán
Figurino: Natalie Ward
Música: James Horner
Título no Brasil:  O Menino do Pijama Listrado
Título Original:  The Boy in the Striped Pyjamas
País de Origem:  Reino Unido / EUA
Gênero:  Drama
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento:  2008
Estreia no Brasil: 12/12/2008



Elenco
Asa Butterfield ... Bruno
Zac Mattoon O'Brien ... Leon
Domonkos Németh ... Martin
Henry Kingsmill ... Karl
Vera Farmiga ... Mother
Cara Horgan ... Maria
Zsuzsa Holl ... Berlin Cook
Amber Beattie ... Gretel
László Áron ... Lars
David Thewlis ... Father
Richard Johnson ... Grandpa
Sheila Hancock ... Grandma
Charlie Baker ... Palm Court Singer
Iván Verebély ... Meinberg
Béla Fesztbaum ... Schultz
Attila Egyed ... Heinz
Rupert Friend ... Lieutenant Kotler
David Hayman ... Pavel - Jewish servant
Jim Norton ... Herr Liszt
Jack Scanlon ... Shmuel
László Nádasi ... Isaak
László Quitt ... Kapo #1
Mihály Szabados ... Kapo #2
Zsolt Sáfár Kovács ... Kapo #3 Sonderkommando
Gábor Harsai ... Elderly Jewish Man


_____________________________________________


O LIVRO


The Boy in the Striped Pyjamas (O Menino do Pijama Listrado) 
Diferentemente do prazo de meses de planejamento que Boyne teve para seus outros livros, o escritor declarou que escreveu o primeiro rascunho em dois dias e meio, dormindo escassamente, até chegar à conclusão.


Autor: John Boyne
Título no Brasil: O Menino do Pijama Listrado
País: Irlanda
Editora: David Fickling Books
Random House Children's Book
Lançamento: 2006
Páginas: 224

Enredo
Esse livro é uma história sobre um menino de oito anos, lutando para entender o que acontece ao redor dele em Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.
O personagem principal, Bruno, é o filho de um comandante de campos de concentração de judeus. Ele tem uma irmã mais velha, Gretel (apelidada "um caso perdido"). Moram numa mansão de cinco andares, até que subitamente se mudam para um lugar chamado "Out-With" "Haja-Vista em português" (na realidade, Auschwitz). Bruno sente-se indignado com a decisão de seu pai de mudar para Out-With, e — desesperado para voltar para casa — passa o tempo em seu quarto, sem nenhum amigo. Ele está também incomodado com o fato de que residem numa casa de três andares, em vez de sua antiga mansão de cinco e, portanto, com tão pouco espaço, pois não há nenhum quarto para ser "explorado" (aparentemente, esse é um passatempo de Bruno). Ele também sente a falta de não poder escorregar pelo corrimão de sua antiga casa.
Da janela de seu quarto, Bruno descobre que, atrás de uma cerca, vivem pessoas vestindo pijamas de listras. Eles são os judeus, e estão em um campo de concentração, situação que o menino desconhece. Um dia, seus pais chegam a um acordo sobre a necessidade de Bruno e Gretel terem um tutor para seus estudos, e contratam o Senhor Liszt. Para Bruno, o Senhor Liszt é o mais tedioso professor que alguém jamais poderia ter — porque ele ensina ciências (como geografia e história) — em lugar de ficção, que Bruno prefere. Assim, entre tédio e confusão, ele interroga-se sobre o que está acontecendo em Out-With e por que tantas pessoas estão permanentemente vestidas em pijamas de listras.
Bruno, explorando seu quintal um dia foi mais longe, e chegou até a cerca que delimita o campo de concentração, e então conhece um judeu de sua idade, Shmuel. Mesmo do outro lado da cerca elétrica, o menino sempre ia ver Shmuel, seu único amigo, pois afinal, não sabia da rivalidade dos nazistas (como seu próprio pai) com os judeus. Bruno sempre achou que do outro lado da cerca, dentro do campo de concentração havia crianças livres, com quem poderia brincar, mas com o passar do tempo, acaba vendo que não é bem assim, e que a realidade é outra.



Fonte: Wikipédia 




Um comentário: